terça-feira, novembro 27, 2007

Nair Benedicto - EXPO EM SP


Cultura
FOTOGRAFIA DE NAIR BENEDICTO, CONTEMPLADA PELO PROJETO FRANCÊS PORTFOLIO, RETRATA AS FERIDAS SOCIAIS DO BRASIL
Brasilia, 23 de Novembro de 2007
O laboratório "Chambre Noire" de Paris possui um projeto de edição de fotografias denominado coleção “Tiré à Part”. As duas primeiras edições foram de fotógrafos europeus. A terceira, denominada “Portfolio”, contempla o trabalho visceral da fotógrafa brasileira Nair Benedicto e poderá ser vista pelo público na CAIXA Cultural, Galeria da Paulista (Av. Paulista, 2083, São Paulo), a partir de 30 de novembro. A entrada é franca.

A curadoria é de Pierre Devin, responsável pela coleção “Tiré à Part”. A mostra apresenta 18 fotos selecionadas do acervo pessoal de Nair Benedicto, cujas lentes captam a realidade brasileira sob o viés do fotojornalismo, com temas bem preparados e documentados, centrados sobre pontos sensíveis de nossa sociedade, como desigualdade, marginalização, guetos espaciais e mentais, drogas, crianças, índios, mulheres, raízes brasileiras, manifestações da resistência e ecologia.

Seu trabalho é consagrado no Brasil e no exterior, como as imagens da série FEBEM, em 1980, que se tornaram livro, as greves metalúrgicas da periferia industrial de São Paulo e sua abordagem sobre a Amazônia, não só do ponto de vista ecológico como também político. “Nair é testemunha engajada da virada do século XX. Fotógrafa pioneira em vários aspectos, ela captou os pontos nevrálgicos de seu país passando da ditadura militar à democracia formal. Sua ética produz uma estética clara e sensual, onde o coração e a razão se encontram”, declara o curador Pierre Devin.

A exposição “Portfolio - Nair Benedicto” ficará em cartaz de 30 de novembro a 6 de janeiro na CAIXA Cultural, Galeria da Paulista (Av. Paulista, 2083, São Paulo). O horário de visitação é de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 10h às 21h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixacultural.com.br.

Sobre a fotógrafa

Paulista, nasceu em 1940 e esteve ligada ao movimento de agitação política dos anos 70, como as greves do ABC. Formou-se em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo, em 1972, mesmo ano em que começou a fotografar profissionalmente, produzindo audiovisuais para a Alfa Comunicações.

Em 1976, fundou a Agência F4 de Fotojornalismo, juntamente com Juca Martins, iniciativa pioneira que impulsionou o nascimento de outras agências.

Tem fotos publicadas tanto em revistas nacionais como Veja, IstoÉ, Marie Claire, Claudia, Ícaro e Vaccance, como nas internacionais Stern, Paris-Match, BBC-Ilustré, Zoom, NewsWeek, Time, GeoMagazinbe, SouthMagazine, Nuova Ecologia, Ecos, Science e Figaro Magazine.

Suas fotografias integram os acervos do MoMa, de Nova York, do Smithsonian Institute, em Washington, do MAM/RJ e da Coleção Masp-Pirelli. Realizou exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e em outros países como França, Espanha, Cuba, Itália, Estados Unidos, Suíça, Equador e México. Foi comissionada pela Unicef, durante 1988 e 89, para realizar documentação sobre a situação da mulher e da criança na América Latina. Em 1991 desligou-se da F4 para fundar a N Imagens. Integra também a equipe da NAFoto.

O projeto Portfolio

O projeto do qual “Portfolio” faz parte utiliza-se de fotos digitalizadas, porém com qualidade museológica, embaladas numa caixa especial. Essa seleção especial tem que responder a duas exigências específicas: poder ser folheada como um livro e ter uma seqüência organizada que faça sentido em relação à obra do autor. Cada folha pode ser separada do conjunto e ter vida própria. A perenidade dos suportes escolhidos (qualidade da tinta e do papel, do método de revelação) permite que as fotos possam ser colocadas nas paredes, como objeto de decoração, ou simplesmente guardadas nas coleções particulares dos amadores, dos museus e galerias.

Com essa coleção, a expectativa é dar uma nova dimensão ao trabalho de autor, ampliando inclusive a circulação de fotografias e atingindo um público-alvo maior.

A coleção “Tire à part” tem, portanto, o desafio de se apoderar das novas tecnologias digitais sempre que isto fizer sentido. O descomprometimento das indústrias responsáveis pela fabricação do material sensível causou importantes modificações no mercado. O objetivo dessa coleção é oferecer um novo suporte para a fotografia, particularmente adaptada à edição de alto nível.

Serviço:
O quê: Portfolio - Nair Benedicto
Quando: de 30 de novembro a 6 de janeiro de 2008, de terça a sábado, das 9h às 21h; aos domingos, das 10h às 21h
Onde: CAIXA Cultural, Galeria da Paulista (Av. Paulista, 2083, São Paulo)
Quanto: grátis
Abertura (para imprensa e convidados): 29 de novembro, às 19h30
Informações: (11) 3321-4400 ou www.caixacultural.com.br
Realização: CAIXA Cultural
Patrocínio: CAIXA Econômica Federal

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural
Tel.: (11) 8493-3662 e 3321-4400
E-mail: remaisp02@caixa.gov.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial